FENG SHUI

GUÁ DO RELACIONAMENTO

Por estes dias consegui encontrar uma folga na minha agenda e resolvi reservar um horário para uma consulta de Feng Shui comigo mesma. Exatamente isto, de tanto tempo a dedicar-me aos outros fiquei sem tempo de cuidar do meu próprio espaço e olhar com novos olhos a decoração dele. 

Faço muito isto e aconselho a todos fazerem também em suas casas. De tempos em tempos, olhe ao redor e veja com novos olhos o que pode ser mudado ou melhor adaptado para que a harmonização esteja mais adequada ao fluir das boas energias. E pode ter certeza que sempre haverá algo que precisará de um toque ou retoque especial. Claro que tudo isto seguindo as orientações maravilhosas do Feng Shui.

Como toda mulher intuitiva, certo dia acordei e resolvi mudar meu escritório. Parei à porta e analisei tudo com cuidado, fazendo notas e já criando idéias de cores, disposição dos móveis, etc.. Não me demorei muito e coloquei mãos à obra. O investimento financeiro que fiz também foi pouco, basta que se use a imaginação e a criatividade.

Abaixo segue o resultado final do meu projeto, que hoje ocupa o Guá do Relacionamento do imóvel que aluguei. Como todo imóvel alugado, nem tudo está de acordo com as orientações do Feng Shui, mas tenho feito muitas curas nos pontos frágeis que tenho detetado. Sinto-me uma verdadeira curandeira. 

Vejam abaixo as fotos da evolução do meu trabalho: o antes e o depois.

Escolhi um cômodo que fica no Guá do Relacionamento, pois era o mais indicado para receber meu novo projeto (sem banheiros na porta da frente nem ao lado das paredes do cômodo). Então comprei massa corrida e lixa para preparar uma das paredes que achei merecia um cuidado especial. Depois preparei a tinta e, cheia de entusiasmo, comecei a transformação do ambiente.

Quem pintou? Eu mesma, claro! Sou uma artista de várias faces e tenho o planeta Marte na minha Casa 1, portanto, energia e boa disposição não me faltam. Além disso sou uma mulher de Vênus e tenho a arte no sangue (ou no Mapa Astral mesmo!). Coisas de Astróloga.

Aqui é possível ver as portas da varanda ainda com  a cortina branca anterior, que troquei de imediato porque deixava o ambiente com excesso de branco e sem vida. 

Lembrem-se que imóveis alugados necessitam de uma limpeza energética completa, para retirar o máximo possível as energias anteriores às nossas.

Dá trabalho e nem tudo fica o ideal, mas o importante mesmo é não descuidarmos daquilo que podemos mudar para melhor. As nossas energias pessoais são valiosas neste processo, juntamente com as orientações do Feng Shui.


Agora já vemos o ambiente com as cores indicadas para o Guá do Relacionamento.

Coloquei o rosa mais escuro na parede menor, porque apenas dá o destaque da cor mas não cansa a vista nem sobrecarrega o ambiente, já que se trata de uma cor forte. Nesta parede coloquei a estante branca para ajudar a amenizar a força do rosa escuro e abrir mais a perspetiva do ambiente. 

Ao lado a porta da varanda, que vai ganhar uma nova cortina.


Agora vemos a mesa (secretária)  também branca, com a poltrona ao lado. A parede central do cômodo, a maior, foi pintada de rosa claro (quase lilás), um tom mais suave.

No centro da parede, um quadro que retrata a Lua Cheia e o seu reflexo no rio durante uma noite estrelada. Novamente a minha Astrologia em ação!

No chão, um jarro vermelho com uma Anthurium Andraeanum, uma planta muito indicada para purificar o ar dos ambientes.


Aqui uma outra perspetiva do resultado final, onde já é possível ver a cortina roxa, combinando com a coberta da mesa da secretária e o pequeno jarro sobre a mesma. Esta cortina é de duas cores, mas aqui ainda não se vê a parte branca dela. 

Agora sim, vê-se com perfeição o jogo das duas cortinas. Foram compradas separadas, mas usei a criatividade e juntei-as para fazer o jogo de cores necessárias ao Guá do Relacionamento. Para tanto, bastou dar alguns pequenos pontos de costura em ambas e pronto!

Detalhes para este Guá: as duas velas vermelhas (sempre usar em pares no Guá do Relacionamento) e margarida de tecido trazem energias auspiciosas para os relacionamentos em geral.




Para completar, o pequeno jardim que fiz na varanda, com flores e plantas para energizar o ambiente. 

Detalhe para meu sapinho-mãe e seus dois filhotes no chão rs.







Esta é a minha visão quando sentada na secretária, sempre a receber o bom dia dos meus sapinhos.











O FENG SHUI E AS PLANTAS NOS AMBIENTES

As plantas e o Feng Shui estão ligados de forma importantíssima para uma boa harmonização dos ambientes. Elas desempenham um papel fundamental porque transportam para o interior da casa (ou escritório) uma força vital, energias limpas e ajudam a conservar o ar fresco.

De acordo com as formas das plantas, elas criam diferentes tipos de energia. As verticais que têm folhas pontiagudas (crescem para cima) são de natureza yang (masculina), sendo muito indicadas para estarem no lado Sul da casa e nos cantos, para movimentar a energia parada. 

No entanto, com relação às plantas de folhas pontiagudas, é importante ter o cuidado de verificar se elas não estão em uma posição da casa em que podem estar a enviar energia nociva (setas) para onde estamos sentados. 


Já as plantas cujas folhas são arredondadas ou caídas (crescem para baixo) são de natureza mais yin (feminina) e por isso são mais calmantes, sendo por este motivo mais indicadas para o lado norte da casa.


No entanto, para que as plantas tenham o efeito desejado nos ambientes, é importante que elas estejam saudáveis, pois plantas doentes, com folhas amareladas de estarem próximas a morrerem, ou aquelas que largam muitas folhas e flores ao chão, criarão sempre uma energia estagnada, que não é o ideal que procuramos com o Feng Shui.

Portanto, vamos ter cuidado com as nossas plantas dentro de casa, procurando sempre olhá-las com atenção especial e dar-lhes as condições necessárias para que estejam sempre  saudáveis e viçosas, alegrando nosso ambiente e trazendo mais luz e energias positivas para nossa vida.

Dicas: 
  • Use as plantas para esconder um canto saliente.
  • Fazer circular a energia num canto em nicho.
  • Harmonizar as energias de Fogo e Água nas cozinhas.
  • Atenuar o chi nos corredores.
  • Fazer escorrer o excesso de energia de Água nos banheiros.
  • Dar vida à casa.
  • Melhorar o lado leste e o sudeste, e proteger o lado sul.




DICAS DE FENG SHUI PARA BANHEIROS
  • Boa iluminação e ventilação ajudam a energizar e renovar o ar.
  • Usar cor verde ou cores em tons de madeira (também podem ser usadas as cores amarelo e areia).
  • Plantas que crescem para cima (para subir a energia do ambiente), mas como algumas espécies de plantas não resistem a ambientes fechados e acabam por morrer, pode-se colocar plantas artificiais.
  • É recomendável usar também aromas perfumados, incensos, sprays e tudo o que cheirar bem, pois ajuda a manter o ambiente positivo e com energias limpas.
  • O ideal é que o banheiro não fique no centro (guá) da casa, que é o seu coração.
  • Manter a porta do banheiro sempre fechada, para que as energias negativas deixadas dentro dele não saiam para os outros ambientes da casa. Por outro lado, devemos também manter os ralos tampados e o tampo do vaso sanitário sempre abaixado (principalmente quando acionamos a descarga ou autoclismo, tanto para evitar escoamento das energias positivas que se encontram dentro do banheiro (e da casa), quanto por higiene, para que possíveis bactérias contidas nos dejetos não sejam lançadas no ambiente). Assim, as energias positivas dentro do banheiro (e da casa) não "escoam" para fora através deles.
  • É importante também evitar vazamento de água através de torneiras e registros mal conservados. Isto é a "riqueza" indo embora através dos ralos. Por isso, procure consertar o mais rápido possível tudo que esteja a escoar o seu dinheiro para fora de casa.
  • A limpeza dos banheiros pode ser feita com óleo essencial de eucalipto misturado com água, para ajudar a renovar as energias negativas e os pensamentos obsessivos, pois temos de convir que muitas vezes é no banheiro que descarregamos nossas energias e pensamentos. Existem pessoas que, inclusive, têm o hábito de usar o banheiro para pensar nos problemas e nas soluções de uma série de situações da vida. Em contrapartida, este é também o local onde renovamos nossas energias, trocando as negativas pelas positivas (por exemplo, durante o banho). Usar desinfetante com essências à base de pinho também ajuda a reduzir o stress mental.
  • Os banheiros e lavabos estão relacionados com as finanças, por este motivo é importante caprichar na decoração para que represente riqueza e prosperidade. 
  • Podemos decorá-lo com: cor amarela, decoração floral, plantas em vasos com terra, cristais de quartzo, vasos de cerâmica, espelhos amplos, quadros de natureza, flores naturais ou artificiais, velas aromáticas de mel, eucalipto ou lavanda, acessórios prateados ou dourados (representam riqueza).
  • Evitar usar cores preta ou azul, pois representam a cor da água, e isto faria com que tivéssemos um excesso deste elemento (água) no ambiente, o que não seria bom para o equilíbrio e harmonia do banheiro.
  • Não deixar toalhas úmidas a secarem dentro do banheiro, pois também simbolizam excesso do elemento água (umidade), além de contribuir também para a  desorganização do ambiente, quebrando a harmonia.
  • Ter sempre um cristal no banheiro, para absorver as energias pesadas e limpar o ambiente.
  • Se possível, que os espelhos sejam grandes e em bom estado.
  • Um vaso de violetas sobre o lavatório atrai prosperidade. Usar vasos com flores de cores vivas também ajuda a equilibrar o ambiente.
  • Pode-se também colocar um pires com sal grosso atrás da porta para descarregar as energias e acabar com os desequilíbrios.
  • Procurar manter o banheiro sempre limpo e livre de mau cheiro, além de organizado, pois deixar roupas espalhadas, cremes ou shampoos jogados são péssimos.
  • Banheiro que dá para o quarto, ou os que são suítes, ou aqueles cuja porta precisa ficar aberta por ser a única fonte de luz de um corredor, deve-se colocar como "cura", uma bola de cristal multifacetado pendurada no centro do batente da porta com um cordão vermelho (9 cm entre a bola e o batente).
  • Usar sais aromáticos, toalhas alegres, tapete macio que acaricie os pés quando pisamos descalço, favorecem as boas energias. Não há nada mais desagradável do que terminar o banho e colocar os pés diretamente no chão frio do banheiro, por isso, usar e abusar de tapetes é importante. Por favor, nada de tapetes úmidos.
  • Velas aromáticas também ajudam a manter a atmosfera do local agradável e leve.
  • Lembre-se: quanto mais bonito o banheiro, mais próspera a família. Procure transformá-lo em um local agradável de se estar, de tal forma que logo ao abrir da porta seja possível sentir-se bem em seu interior. 
  • Se, de todas as dicas acima você conseguir seguir pelo menos 50% delas, já terá sido uma grande evolução. Portanto, nada de stress em tentar fazê-las todas. Lembre-se que muitas vezes é devagar que se chega ao alto da montanha. 




AS CORES E O FENG SHUI



Cada um de nós tem uma cor preferida e, normalmente, gostamos de usar e abusar dela em nossa vida, seja nas roupas que usamos, nos objetos que compramos para decorar nossa casa, no carro novo, nos acessórios pessoais, etc. 

Apesar das preferências pessoais, temos que ter especial atenção na escolha das cores que usamos para decorar determinados ambientes no interior de nossa casa. Para ajudar nesta escolha, podemos utilizar os ensinamentos do Feng Shui para trazer harmonia, paz e boas vibrações para nossa vida.

Hoje falaremos do VERMELHO, que é uma cor que estimula e domina o ambiente, por estar ligada ao elemento fogo. 



Sendo assim, o vermelho deve ser usado com muito cuidado e atenção para não ser excessivo no ambiente e trazer muita excitação, estimular exageradamente ou ocasionar um desgaste de energia.

O ideal é utilizá-lo em doses suaves ou em pequenos detalhes para dar vida e estimular, pois é uma cor que na medida adequada traz um certo glamour ao ambiente. Pode também proporcionar um ar exótico à decoração. O vermelho também ajuda a reduzir o tamanho dos compartimentos e aumentar o dos objetos. 

Usado para estimular as áreas do relacionamento, sucesso e prosperidade. É muito indicado também nos quartos de casal para ativar a sexualidade, mas tudo dentro da proporção exata dos ensinamentos do Feng Shui. 

Em excesso pode provocar brigas, confusões e explosões de humor, estando associado à cólera, vergonha, ódio, nervosismo. Não fosse por tudo isso, usar o vermelho em demasia pode deixar o ambiente vulgar.  



Positivamente, traz calor, prosperidade, estímulo em geral. Não é conveniente para salas de jantar, quartos de crianças, cozinhas e gabinetes de trabalho. 

Acima de tudo, o limite é o bom gosto e a capacidade de Viver Em Rosa, sem excessos!!







FENG SHUI - OS CINCO TIPOS DE ENERGIA


Tudo no Universo está em constante vibração. Estamos cercados de energias em todos os lugares: em casa, no trabalho, na rua. Todos os nossos sentidos e tudo aquilo que encontramos estão sintonizados de alguma forma com determinadas frequências, que reagem conosco positivamente ou negativamente.

Estamos em constante contato e até mesmo familiarizados com as ondas sonoras, que nos trazem a rádio, e com as ondas eletromagnéticas, que nos trazem a televisão. Assim, todas as cores, formas, alimentos, condições climáticas, tudo nas nossas vidas nos afetam a um nível vibratório, seja para o bem ou para o mal. Nossa reação a toda esta gama de vibrações varia de acordo com as características individuais de cada um. Eu posso reagir melhor do que você, que por sua vez reagirá melhor que seus filhos, etc.

Baseado nisso, o Feng Shui considera a existência de cinco tipos de energia que estão presentes no Universo, todas resultantes da ação recíproca do Yin e Yang, que representam uma espécie de sistema de classificação de tudo o que existe na vida, incluindo as pessoas. Considerando que o Yin e o Yang são opostos, estes cinco elementos ou energias deveriam estar em equilíbrio, de forma que nenhum dominasse o outro e assim não se criassem dificuldades em nossa vida devido à falta de um deles.

Apenas como forma ilustrativa e para facilitar a compreensão de quem não está acostumado com as bases do Feng Shui, isso tudo significa apenas um ciclo no qual os elementos se apoiam uns aos outros: a Água ajuda a Madeira a crescer, a Madeira ajuda o Fogo a arder, transformando-se em cinzas ou Terra, na qual se forma o Metal, que na forma líquida se parece com a Água.

Interpretar e equilibrar estes elementos ou energias é uma parte importante da prática do Feng Shui.

QUADRO DOS RELACIONAMENTOS DOS CINCO ELEMENTOS / ENERGIAS
Elemento
Ajudado Por
Prejudicado Por
Enfraquecido Por
Enfraquece
Madeira
Água
Metal
Fogo
Terra
Fogo
Madeira
Água
Terra
Metal
Terra
Fogo
Madeira
Metal
Água
Metal
Terra
Fogo
Água
Madeira
Água
Metal
Terra
Madeira
Fogo

No quadro abaixo fica fácil de perceber como o equilíbrio torna-se um fator primordial em nossa vida, pois cada uma destas energias apresenta seu lado positivo e seu lado negativo, sendo o causador de situações prejudiciais ao nosso bem-estar físico e emocional. Precisamos, portanto, aprender a usar os conhecimentos do Feng Shui para estabilizar, equilibrar e nivelar nossa vida de tal forma que possamos encontrar a harmonia.

De acordo com as características descritas abaixo, referentes às personalidades, você facilmente vai identificar a si mesmo, aos seus familiares, conhecidos e aos outros em geral. Assim, através desta identificação, será mais fácil saber harmonizar os elementos no ambiente individual e coletivo, de forma a encontrar o equilíbrio e o bem estar de todos.





MADEIRA




Características
Personalidades
Associações

Simboliza a Primavera, o crescimento e a vida das plantas. Usada de forma positiva é um bordão que ajuda a caminhar; negativamente pode tornar-se uma lança. A energia da Madeira é expansiva, estimulante e versátil.

As pessoas de Madeira são enérgicas e dedicadas às causas públicas. Gente com idéias, as suas personalidades extrovertidas dão-lhes apoio. Visualizam mais do que se entregam a planos.
Positivamente – têm qualidades artísticas e empreendem as tarefas com entusiasmo.
Negativamente – tornam-se impacientes e zangadas e muitas vezes não terminam as tarefas que começaram.

Árvores e plantas.
Mobiliário de madeira.
Papel.
Verde.
Colunas.
Decoração.
Fotografias de Paisagens.






FOGO
Características
Personalidades
Associações

Simboliza o Verão, o fogo e o calor. Pode trazer luz, calor e felicidade ou pode irromper, explodir e destruir com grande violência. Positivamente, representa honra e beleza. Negativamente, significa agressão e guerra.

As pessoas de Fogo são chefes e anseiam por ação. Inspiram outros a segui-las, frequentemente em dificuldades, pois não gostam de regras e não pensam nas consequências.
Positivamente – são pessoas inovadoras, apaixonadas e têm sentido de humor.
Negativamente – são impacientes, exploram os outros e têm pouca consideração pelos seus sentimentos.


Símbolos do Sol.
Velas, luzes e candeeiros.
Triângulos.
Vermelho.
Materiais feitos pelo Homem.
Sol ou fotografias de fogo.






TERRA
Características
Personalidades
Associações

Simboliza o ambiente estimulante que permite que as sementes se reproduzam, do qual emanam todas as coisas vivas e para o qual todas voltam. Estimula, apoia e atua reciprocamente em cada um dos outros elementos. Positivamente, denota beleza, sabedoria e instinto. Negativamente, pode encobrir ou representar a antecipação nervosa de problemas não existentes.


As pessoas de Terra são tolerantes e leias. Práticas e perseverantes, nas quais se pode confiar numa crise. Não se precipitam, mas o seu apoio é duradouro.  Pacientes e firmes, possuem força interior.
Positivamente – são leais, pacientes e nelas pode confiar-se.
Negativamente – são obsessivas e propensas a preocuparem-se com ninharias.

Barro, tijolos e terracota.
Cimento e pedra.
Quadrados.
Amarelo, laranja e castanho.




METAL
Características
Personalidades
Associações

Simboliza o Outono e a força. A sua natureza representa solidez e a capacidade para conter objetos. Por outro lado, o metal é também um condutor. Positivamente, representa comunicação, ideias brilhantes e justiça. Negativamente, pode sugerir destruição, perigo e tristeza. O metal pode ser uma coisa linda e preciosa, ou a lâmina de uma arma.


As pessoas do Metal são dogmáticas e resolutas. Perseguem os seus objetivos ambiciosos com determinação. Boas organizadoras, são independentes e felizes na companhia de si próprias. A confiança nas suas próprias capacidades predispõem-nas para a inflexibilidade, embora confiem na sorte. São sérias e não aceitam ajuda facilmente.
Positivamente – são pessoas fortes, intuitivas e interessantes.
Negativamente – são inflexíveis, melancólicas e sérias.


Todos os metais.
Perfis redondos.
Cúpulas.
Objetos de Metal.
Adornos e degraus de portas.
Utensílios de cozinha.
Branco, cinza, prata e ouro.
Moedas.
Relógios.






ÁGUA
Características
Personalidades
Associações

Simboliza o inverno e a própria água, aguaceiros ou uma tempestade. Sugere o ego interior, a arte e a beleza. Diz respeito a tudo. Positivamente, estimula e apoia a compreensão. Negativamente, pode diminuir e esgotar. Associada com as emoções, pode sugerir medo, nervosismo e tensão.




As pessoas da água comunicam bem. São diplomatas e persuasivas. Sensíveis aos humores dos outros, são capazes de dar uma ajuda. São intuitivas e excelentes negociadoras. Flexíveis e adaptáveis, vêem as coisas holisticamente.
Positivamente – são pessoas dadas às artes, sociáveis e simpáticas.
Negativamente – são pessoas sensíveis, inconstantes e intrusas.

Rios, cursos de água e lagos.
Azul e preto.
Espelhos e vidro.
Padrões labirínticos.
Fontes e tanques de água.
Tanques de peixe.
Fotografias da água.

Fonte do Quadro: Manual Enciclopédico de Feng Shui – Gill Hale





LIXO + ENTULHO = CONFUSÃO E ESTAGNAÇÃO

A partir do momento em que você tomar a decisão de querer mudar sua vida para melhor através dos ensinamentos do Feng Shui, o primeiro passo será a organização do seu ambiente. O Feng Shui é composto por vários ensinamentos, que vamos aprender gradativamente.

No entanto, temos a considerar que existem pessoas que têm pouco tempo disponível para isso, assim como existem também os que enfrentam resistências dos outros moradores da casa para a aplicação do Feng Shui, seja por não acreditarem nesta arte milenar, seja por não apreciarem as mudanças. Para os que moram sozinhos ou têm uma família monoparental, tudo é mais fácil de fazer, porque depende apenas de si mesmo.

Entretanto, é muito mais difícil quando dentre o  casal, apenas um deles quer aplicar o Feng Shui na casa e na vida em conjunto, enquanto o outro vê com ceticismo e resistência estas mudanças. Por isso, independente da situação, entendo perfeitamente que o melhor caminho talvez seja não partir para uma mudança radical logo de início, preferindo seguir o caminho das pedras com calma e adaptabilidade, sendo assim possível dar um passo de cada vez. De nada adianta querer aprender o passo seguinte, se ainda não foi assimilado nem o primeiro passo.

E o passo inicial é, sem sombra de dúvida, preparar sua casa e seu ambiente para receber as mudanças. E estas mudanças só vão entrar pela porta da frente, quando as coisas velhas, o entulho e o lixo que você acumulou ao longo da vida saírem porta afora.

Coloque para fora tudo o que causa confusão, para entrar a organização.



Aquilo que não mais utilizamos ou vestimos, mas que guardamos para o caso de vir a ser útil um dia, também constitui confusão. Objetos que herdamos de alguém, ou que nos foram oferecidos de presente e do qual não gostamos, mas que nos fariam sentir culpados se nos desfizéssemos deles, são também confusão.

Da mesma forma, por uma ou outra razão, ou devido à nossa educação ou a experiências passadas, acabamos por nos deixar prender a situações e a ideias que não nos deixam mudar, como por exemplo, permanecer em um trabalho que não nos satisfaz porque temos medo de arriscar e mudar de direção; manter uma relação por medo da ruptura emocional e da solidão; não aceitar um trabalho longe de casa por medo do desconhecido. Enfim, todos estes comportamentos criam confusão nos nossos processos de pensamento, mas, se começarmos por nos limpar da nossa confusão física, veremos os benefícios que o "deixar ir" trazem e como ajudarão na libertação da confusão mental que limita o nosso desenvolvimento.

LIMPEZA FÍSICA E MENTAL: LIVRE-SE DO LIXO

As “coisas” constituem o problema principal da maioria das casas. Utensílios de cozinha sem uso ou quebrados que guardamos para consertar um dia, caixas de presentes vazias para reciclar, prendas que odiamos ou já não nos servem, objetos herdados que não deitamos fora por sentimento de culpa ou embaraço, e um rol infindável de outras coisas inúteis.

Encontramos desculpa para permanecermos com todos eles, mesmo que não nos sirvam para nada. Nós não precisamos dessas coisas na nossa vida se estivermos abertos e prontos para experiências novas. Livrem-se de tudo isso utilizando-se de lojas de caridade, fazendo doação a quem precisa ou vendendo tudo para sucata, e então, compre algo de que realmente goste.

Quantos de nós não guardamos roupas “para o caso” de virmos a precisar delas ou de nossos filhos as aproveitarem um dia. Exceção feita à falta de condições financeiras, devemos nos desfazer dessas roupas e abrir espaço em nosso guarda-roupa para novos modelos, cores e astral. Outra coisa importante é arejar e limpar o guarda-roupa antes da entrada destas peças novas.

Vamos agora tratar dos livros, pois sei por experiência própria o quanto é difícil nos desfazermos deles. Analise todos os que tem em casa e comece a catalogar aqueles que realmente lhe interessam e aqueles que já não lhe são úteis. Mas seja prático e objetivo nesta separação, não crie apego desnecessário aos que já não lhe servem hoje, nem servirão amanhã. Os livros também poderão ser doados a bibliotecas, grupos de estudo ou pessoas carenciadas que vão fazer melhor uso deles do que você, que raramente ou nunca mais vai consultá-los. Mas não os deite fora simplesmente, pesquise em sua cidade como (e a quem) poderá doá-los. Livro é vida, portanto, vivifique-os.

Outro fator a considerar é que se os livros ficarem a acumular pó durante anos e anos sem serem lidos nem consultados, constituem também um fator de confusão e de energia estagnada. O mundo está a mudar muito depressa e a informação fica ultrapassada quase antes de ser impressa.

Já aqueles livros que você escolheu ficar, devem ser bem organizados nos locais apropriados, de acordo com o “guá” mais adequado da casa (veremos este assunto mais na frente), e devem ser regularmente limpos, retirados e recolocados no local, ligeiramente folheados, de forma que a energia estagnada possa ser dissolvida e o local novamente energizado, e assim sucessivamente.

As revistas e os jornais constituem também confusão. É muito improvável que as publicações da semana passada venham a lhe interessar hoje, assim, caso alguma informação seja importante, você pode destacá-la ou  anotá-la, guardando-a depois em uma pasta própria para estas reportagens, catalogadas por assunto, num local onde seja possível encontrar facilmente outra vez. Depois, jogue o jornal ou a revista fora.

A confusão representa energia estagnada e a sua lista é infindável, podem ser as lâmpadas fundidas que esquecemos de mudar, teias de aranha ou folhas secas no peitoril da janela, a porta que range ou tem maçanetas quebradas ou emperradas, relógios quebrados ou parados que teimamos em guardar, sem nunca encontrar tempo para consertar.

Cada uma destas coisas apenas requer um minuto de nossa atenção, mas os seus efeitos acumulados podem significar anos de diferença para a paz e a qualidade das nossas vidas.

Mas lembre-se, não queira limpar toda a casa da confusão de uma única vez ou em um único dia, logo após perceber todos os erros que ela apresenta. Se assim fizer, ao término do trabalho poderá estar tão cansado a ponto de perder a motivação para continuar, e sempre que pensar em aplicar o Feng Shui virá a lembrança do trabalhão que isso dá. Comece devagarinho por uma gaveta e leve até ao fim essa tarefa, limpando-a e deitando fora as coisas imprestáveis, antes de passar para a seguinte.  Dê um passo de cada vez e tenha calma, pois um dia chegará lá e os benefícios virão sempre, seja através de um passo pequeno, ou de um passo grande.

Agora, dê uma olhada ao seu redor, em sua casa, e comece a livrar-se de tudo aquilo que causa confusão e estagnação em sua vida.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...