FENG SHUI - OS CINCO TIPOS DE ENERGIA

Tudo no Universo está em constante vibração. Estamos cercados de energias em todos os lugares: em casa, no trabalho, na rua. Todos os nossos sentidos e tudo aquilo que encontramos estão sintonizados de alguma forma com determinadas frequências, que reagem conosco positivamente ou negativamente.

Estamos em constante contato e até mesmo familiarizados com as ondas sonoras, que nos trazem a rádio, e com as ondas eletromagnéticas, que nos trazem a televisão. Assim, todas as cores, formas, alimentos, condições climáticas, tudo nas nossas vidas nos afetam a um nível vibratório, seja para o bem ou para o mal. Nossa reação a toda esta gama de vibrações varia de acordo com as características individuais de cada um. Eu posso reagir melhor do que você, que por sua vez reagirá melhor que seus filhos, etc.

Baseado nisso, o Feng Shui considera a existência de cinco tipos de energia que estão presentes no Universo, todas resultantes da ação recíproca do Yin e Yang, que representam uma espécie de sistema de classificação de tudo o que existe na vida, incluindo as pessoas. Considerando que o Yin e o Yang são opostos, estes cinco elementos ou energias deveriam estar em equilíbrio, de forma que nenhum dominasse o outro e assim não se criassem dificuldades em nossa vida devido à falta de um deles.



Apenas como forma ilustrativa e para facilitar a compreensão de quem não está acostumado com as bases do Feng Shui, isso tudo significa apenas um ciclo no qual os elementos se apoiam uns aos outros: a Água ajuda a Madeira a crescer, a Madeira ajuda o Fogo a arder, transformando-se em cinzas ou Terra, na qual se forma o Metal, que na forma líquida se parece com a Água.

Interpretar e equilibrar estes elementos ou energias é uma parte importante da prática do Feng Shui.

QUADRO DOS RELACIONAMENTOS DOS CINCO ELEMENTOS / ENERGIAS
Elemento
Ajudado Por
Prejudicado Por
Enfraquecido Por
Enfraquece
Madeira
Água
Metal
Fogo
Terra
Fogo
Madeira
Água
Terra
Metal
Terra
Fogo
Madeira
Metal
Água
Metal
Terra
Fogo
Água
Madeira
Água
Metal
Terra
Madeira
Fogo

No quadro abaixo fica fácil de perceber como o equilíbrio torna-se um fator primordial em nossa vida, pois cada uma destas energias apresenta seu lado positivo e seu lado negativo, sendo o causador de situações prejudiciais ao nosso bem-estar físico e emocional. Precisamos, portanto, aprender a usar os conhecimentos do Feng Shui para estabilizar, equilibrar e nivelar nossa vida de tal forma que possamos encontrar a harmonia.

De acordo com as características descritas abaixo, referentes às personalidades, você facilmente vai identificar a si mesmo, aos seus familiares, conhecidos e aos outros em geral. Assim, através desta identificação, será mais fácil saber harmonizar os elementos no ambiente individual e coletivo, de forma a encontrar o equilíbrio e o bem estar de todos.





MADEIRA




Características
Personalidades
Associações

Simboliza a Primavera, o crescimento e a vida das plantas. Usada de forma positiva é um bordão que ajuda a caminhar; negativamente pode tornar-se uma lança. A energia da Madeira é expansiva, estimulante e versátil.

As pessoas de Madeira são enérgicas e dedicadas às causas públicas. Gente com idéias, as suas personalidades extrovertidas dão-lhes apoio. Visualizam mais do que se entregam a planos.
Positivamente – têm qualidades artísticas e empreendem as tarefas com entusiasmo.
Negativamente – tornam-se impacientes e zangadas e muitas vezes não terminam as tarefas que começaram.

Árvores e plantas.
Mobiliário de madeira.
Papel.
Verde.
Colunas.
Decoração.
Fotografias de Paisagens.






FOGO
Características
Personalidades
Associações

Simboliza o Verão, o fogo e o calor. Pode trazer luz, calor e felicidade ou pode irromper, explodir e destruir com grande violência. Positivamente, representa honra e beleza. Negativamente, significa agressão e guerra.

As pessoas de Fogo são chefes e anseiam por ação. Inspiram outros a segui-las, frequentemente em dificuldades, pois não gostam de regras e não pensam nas consequências.
Positivamente – são pessoas inovadoras, apaixonadas e têm sentido de humor.
Negativamente – são impacientes, exploram os outros e têm pouca consideração pelos seus sentimentos.


Símbolos do Sol.
Velas, luzes e candeeiros.
Triângulos.
Vermelho.
Materiais feitos pelo Homem.
Sol ou fotografias de fogo.






TERRA
Características
Personalidades
Associações

Simboliza o ambiente estimulante que permite que as sementes se reproduzam, do qual emanam todas as coisas vivas e para o qual todas voltam. Estimula, apoia e atua reciprocamente em cada um dos outros elementos. Positivamente, denota beleza, sabedoria e instinto. Negativamente, pode encobrir ou representar a antecipação nervosa de problemas não existentes.


As pessoas de Terra são tolerantes e leias. Práticas e perseverantes, nas quais se pode confiar numa crise. Não se precipitam, mas o seu apoio é duradouro.  Pacientes e firmes, possuem força interior.
Positivamente – são leais, pacientes e nelas pode confiar-se.
Negativamente – são obsessivas e propensas a preocuparem-se com ninharias.

Barro, tijolos e terracota.
Cimento e pedra.
Quadrados.
Amarelo, laranja e castanho.




METAL
Características
Personalidades
Associações

Simboliza o Outono e a força. A sua natureza representa solidez e a capacidade para conter objetos. Por outro lado, o metal é também um condutor. Positivamente, representa comunicação, ideias brilhantes e justiça. Negativamente, pode sugerir destruição, perigo e tristeza. O metal pode ser uma coisa linda e preciosa, ou a lâmina de uma arma.


As pessoas do Metal são dogmáticas e resolutas. Perseguem os seus objetivos ambiciosos com determinação. Boas organizadoras, são independentes e felizes na companhia de si próprias. A confiança nas suas próprias capacidades predispõem-nas para a inflexibilidade, embora confiem na sorte. São sérias e não aceitam ajuda facilmente.
Positivamente – são pessoas fortes, intuitivas e interessantes.
Negativamente – são inflexíveis, melancólicas e sérias.


Todos os metais.
Perfis redondos.
Cúpulas.
Objetos de Metal.
Adornos e degraus de portas.
Utensílios de cozinha.
Branco, cinza, prata e ouro.
Moedas.
Relógios.






ÁGUA
Características
Personalidades
Associações

Simboliza o inverno e a própria água, aguaceiros ou uma tempestade. Sugere o ego interior, a arte e a beleza. Diz respeito a tudo. Positivamente, estimula e apoia a compreensão. Negativamente, pode diminuir e esgotar. Associada com as emoções, pode sugerir medo, nervosismo e tensão.




As pessoas da água comunicam bem. São diplomatas e persuasivas. Sensíveis aos humores dos outros, são capazes de dar uma ajuda. São intuitivas e excelentes negociadoras. Flexíveis e adaptáveis, vêem as coisas holisticamente.
Positivamente – são pessoas dadas às artes, sociáveis e simpáticas.
Negativamente – são pessoas sensíveis, inconstantes e intrusas.

Rios, cursos de água e lagos.
Azul e preto.
Espelhos e vidro.
Padrões labirínticos.
Fontes e tanques de água.
Tanques de peixe.
Fotografias da água.

Fonte do Quadro: Manual Enciclopédico de Feng Shui – Gill Hale
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...